Especialistas apoiam restrição ao uso de celulares nas escolas A restrição ao uso de celulares em sala de aula, aprovada na CCJ da Câmara dos Deputado
ESPECIALISTAS APOIAM RESTRIÇÃO AO USO DE CELULARES NAS ESCOLAS
A restrição ao uso de celulares em sala de aula, aprovada na Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJ) da Câmara dos Deputados, conta com o apoio de especialistas da área de educação. A medida, que já foi aprovada na Assembleia Legislativa de São Paulo (Alesp) e agora segue para aprovação no Senado Federal, visa melhorar a interação entre alunos e professores, além de reduzir problemas de cognição, distração e perda de foco. Sandhra Cabral, professora da Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS), aponta que a proibição é necessária devido à falta de educação sobre o uso adequado da internet. Apesar disso, ela destaca que a implementação inicial da medida pode causar ansiedade nos alunos.
Andreia Schmidt, pesquisadora da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp), acredita que a medida promoverá uma maior interação social e emocional entre os alunos, contribuindo positivamente para o desenvolvimento das crianças e adolescentes.
A flexibilização do uso de celulares para fins pedagógicos também é vista como um ponto positivo na nova regulamentação.